quarta-feira, 9 de outubro de 2013

4º Encontro com o grupo de familiares

O quarto encontro com o grupo de familiares ocorreu no dia 02 de outubro de 2013, das 19h20min às 21h20min no Mini auditório I do IFS/Campus Aracaju. Contou com a participação de 02 familiares, além de uma psicóloga, uma pedagoga, um pedagogo e uma estagiária de Psicologia.
O tema proposto foi “Educação escolar & Educação familiar”, tendo sido realizadas duas dinâmicas.

A primeira, foi a exibição de um pequeno vídeo (abaixo segue o link) e uma posterior discussão sobre como se dá a educação familiar, sobre a importância do papel da família e as diferenças entre a educação familiar e a educação escolar. Discutimos sobre limites, afeto, valores e detalhes relativos aos tipos de condicionamento, reforços e punições; dando exemplos de como impor limites e, ao mesmo tempo, desenvolver a autoestima e o afeto na família, buscando oferecer uma boa educação aos jovens. Todos participaram de maneira ativa neste debate, citando exemplos e sugerindo possíveis soluções para os impasses encontrados em cada caso específico.

A segunda atividade da noite foi a discussão sobre o papel da escola, a partir da exibição de fotos e ilustrações relativas à educação escolar no Brasil, fazendo referência ao modo como essa instituição foi construída em nossa história e ao papel que ocupa no mundo contemporâneo.

Encerramos a atividade da noite sugerindo que os temas dos próximos encontros sejam “bullying” (violência escolar e diversidade sexual) e “Álcool e Outras Drogas”. Tendo em vista a quantidade reduzida de familiares neste último encontro, cogitamos a possibilidade de encerrar as atividades deste ano no mês de novembro, no próximo encontro, colocando todos estes temas em pauta, ou optando por um deles.


Fotos do 4º Encontro







Link para o vídeo exibido durante o encontro:

http://www.youtube.com/watch?v=5dxj3QQDlVo