quarta-feira, 17 de julho de 2013

Primeiro encontro do grupo com familiares



O primeiro encontro do grupo com familiares, ocorrido no dia 10 de julho de 2013, contou com a presença e participação de 31 familiares de estudantes do Ensino Médio Integrado do Campus Aracaju de diversos cursos. Para conduzir o grupo esteve presente uma profissional de Psicologia e uma de Pedagogia, dois estagiários de Psicologia e uma de Pedagogia. Além dos responsáveis alguns estudantes também vieram em companhia e também participaram.
Iniciamos as atividades às 19h com o credenciamento dos novos participantes, através de formulário específico, no qual constam informações de perfil e dados dos familiares e dos estudantes.
Em seguida, realizamos a leitura do contrato de convivência do grupo e discutimos possíveis alterações neste contrato, no entanto, nenhuma sugestão de alteração foi feita.
Às 20h, foi conduzida uma dinâmica, através de figuras de revistas, selecionadas pelos presentes, através das quais, os familiares sugeriram temas a serem discutidos nos próximos encontros. A equipe ficou responsável pelo registro e organização dessas sugestões em 4 temáticas para os encontros seguintes, sendo que uma das temáticas poderemos estender para dois encontros, quais sejam:
  1.   As relações dos jovens, da escola e da família com as novas tecnologias (07.08.13);
  2. Valores na conjuntura atual (coletivo, individualismo, maldade, Estado, religião, utilização de fardamento, união das famílias, controle e participação social);
  3.  Educação escolar e familiar (educação pública e precariedade, amor e superproteção);
  4.    Álcool e outras Drogas. 


O encontro foi encerrado pontualmente às 21h, após um lanche de confraternização entre os familiares e os profissionais, estudantes e estagiários do IFS.
Ressaltamos que, como forma de garantir o respeito aos participantes, que comparecem às reuniões do grupo com objetivos bem específicos, precisamos garantir a pontualidade e o cumprimento do tema proposto; sendo assim, temas que divirjam dos propostos pelo grupo deverão ser tratados fora do horário do encontro, antes do início ou após o encerramento. Com o intuito de evitar a frustração tanto daqueles que esperam o cumprimento do planejamento, como daqueles que comparecem com outras demandas diversas; propomos que sejam dados outros encaminhamentos aos setores competentes por essas demandas.
Solicitamos, através de memorando circular, aos gestores do Campus Aracaju, uma reunião para que este grupo e os demais interessados possam discutir e encaminhar resolução para as seguintes pautas:
  1.      Comunicação interna e externa do IFS/Campus Aracaju;
  2.      Utilização obrigatória do fardamento na instituição;
  3.      Organização de horários dos estudantes (horários vagos, aulas aos sábados, pontos facultativos).

FOTOS DO ENCONTRO