sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Saúde Mental: O que você precisa saber

A saúde mental é um termo usado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva e/ou emocional ou a ausência de uma doença mental. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), podemos definir Saúde como estado de equilíbrio e completo bem-estar físico, mental e social. Diferenças culturais, julgamentos subjetivos, e teorias relacionadas concorrentes afetam o modo como a "saúde mental" é definida.

Os seguintes itens podem ser identificados como critérios de saúde mental:
1. Atitudes positivas em relação a si próprio
2. Crescimento, desenvolvimento e auto-realização
3. Integração e resposta emocional
4. Autonomia e autodeterminação
5. Percepção apurada da realidade
6. Domínio ambiental e competência social;
Baseado na Organização Mundial de Saúde – OMS - ONU, podemos entender como transtornos Mentais e Comportamentais as condições caracterizadas por alterações mórbidas do modo de pensar e/ou do humor (emoções), e/ou por alterações mórbidas do comportamento associadas a angústia expressiva e/ou deterioração do funcionamento psíquico global. Os transtornos mentais acometem, em algum momento da vida, ao menos 20% da população mundial.

Problemas de saúde mental mais frequente:
  • Ansiedade
  • Mal-estar psicológico ou stress continuado
  • Depressão
  • Dependência de álcool e outras drogas
  • Perturbações psicóticas, como a esquizofrenia
  • Atraso mental
  • Demências

Onde ir:

Quando observado algum sintoma de depressão, ansiedade ou qualquer outro tipo de confusão mental, deve-se procurar uma unidade básica de saúde com atendimento psiquiátrico ou o ambulatório de psiquiatria de hospitais-escola como o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe, na capital sergipana. Após uma avaliação, o paciente poderá ser encaminhado, dependendo do caso, para um hospital com atendimento psiquiátrico ou para um Caps. A internação só é recomendada em casos graves.


Fonte: G1


Infográfico Retirado do G1