quinta-feira, 15 de agosto de 2013

2º Encontro com grupo de familiares

O segundo encontro com o grupo de familiares ocorreu no dia 07 de agosto de 2013, das 19h00min às 21h30min no Mini auditório I do IFS/Campus Aracaju. Contou com a participação de 07 familiares, além de um estudante, uma psicóloga, uma pedagoga e uma estagiária de Psicologia. O Diretor de Ensino, Gervásio Lessa também fez uma participação no início da reunião para tratar sobre a seguinte pauta: horários, fardamento e comunicação.
            Após esse esclarecimento inicial, feito pela Direção de Ensino, começamos as atividades de discussão sobre o tema proposto para a noite: “A relação da escola, das famílias e dos jovens com as novas tecnologias”.
A atividade foi iniciada com a apresentação de quatro (4) vídeos com as seguintes temáticas:
·         Segurança X Internet;
·         Tecnologias X relações familiares;
·         O papel do educador na contemporaneidade;
·         O uso das tecnologias por adolescentes.
           
Após a exibição dos vídeos, iniciamos uma discussão sobre as temáticas apontadas: segurança na internet; relações familiares; papel do educador na contemporaneidade e diante das novas tecnologias e uso da internet pelos jovens. O espaço foi aberto para que os pais falassem sobre cada vídeo, elencando situações e as implicações envolvidas. Diversas questões foram postas como, por exemplo, a questão dos limites que os pais impõem aos seus filhos; como lidar com o adolescente frente à internet e outras tecnologias. O caminho adotado foi o do diálogo e da troca de experiências. Ressaltamos que o objetivo desta atividade com os familiares é de reflexão, discussão e trocas de saberes e experiências.
            Os familiares elencaram questionamentos sobre a qualidade da pesquisa realizada através da internet com a finalidade de elaboração de trabalhos acadêmicos e na educação formal dos jovens. Conversamos sobre a qualidade cada vez melhor daquilo que é publicado na rede, embora deva existir uma orientação, inclusive por parte dos educadores, sobre como utilizar essa nova ferramenta. É importante que a segurança da utilização seja garantida e que sejam selecionadas páginas virtuais indicadas para a pesquisa acadêmica e científica, sempre com as citações adequadas das fontes.
Falou-se sobre a dificuldade que nós, pais e educadores, ainda temos em substituir os livros impressos pelo conteúdo virtual, e, em contrapartida, sobre a preferência dos jovens por esta opção. Precisamos entender que é também uma questão de hábitos, e que há uma grande diversidade de textos à disposição na internet. É mais uma questão de preferência do que de qualidade.
            Foram trazidas preocupações referentes aos papeis assumidos pela família e pela escola no processo de educação, e um pai ressaltou a importância da família, que não pode se eximir do papel que lhe cabe e esperar que a escola eduque integralmente os seus filhos.
            Os familiares presentes apresentaram novas maneiras de educar na família, demonstrando, através de exemplos, que a maneira de conduzir a formação ética de seus filhos, ou apenas a tentativa, já que não há garantias de que eles sigam as suas orientações, é bem diferente da educação que tiveram de seus pais, mais restritiva e disciplinar. No entanto, ressentem-se um pouco sobre o que consideram diminuição do respeito na relação com as pessoas mais experientes: pais e professores.
            Observaram que, em um dos vídeos, os pais não assumem um papel diretivo diante dos filhos, delegando essa responsabilidade para profissionais de Psicologia ou apelando para os castigos físicos. Falamos sobre a complexidade da educação e sobre a inexistência de fórmulas prontas, mas lembramos a importância de encontrar a medida para cada situação específica, considerando as singularidades das famílias e de cada filho.
            Finalizamos a discussão contextualizando o momento de novos comportamentos, que inclui as tecnologias, os antigos conflitos entre gerações, devido a perspectivas, pontos de vista diferentes entre pais e filhos, e sobre algumas características predominantes em nossa sociedade, tais como o consumismo.

Tendo em vista algumas considerações trazidas pelos pais, referentes às características da nossa sociedade e às relações que desenvolvemos com a forma predominante de organização social, decidimos dar continuidade à discussão no próximo encontro com a temática “Valores”, prevista em nosso cronograma para o dia 04 de setembro.

Fotos do segundo encontro:









A seguir, os links para os vídeos que foram exibidos no encontro:






Outros Links: